Vencemos o 20º Prêmio EY Empreendedor do Ano

​​

O Programa Transformação de Consumidores em Clientes da Eletropaulo foi reconhecido pela Ernest Young no Prêmio EY Empreendedor do Ano, na categoria Sustentabilidade.

Criado em 2004, o programa é pautado nas políticas de Eficiência Energética regidas pela ANEEL, e consiste em uma série de iniciativas para incluir os consumidores de baixa renda na grade de clientes cativos da Eletropaulo. O principal objetivo é gerar valor no serviço de fornecimento de energia, de forma que o cliente não regresse à condição de irregularidade.

Além da regularização da energia, a ação fortalece o exercício da cidadania, uma vez que as pessoas dessas comunidades passam a ter, oficialmente, um comprovante de endereço. Também possui um caráter educativo, por orientar os moradores e identificar as residências que demandam por medidas complementares, como reformas das instalações elétricas, substituição de lâmpadas, geladeiras e outros equipamentos por modelos mais eficientes e econômicos.

Para fomentar o programa dentro das comunidades, a Eletropaulo conta com a parceria das lideranças locais. Esses agentes trabalham no esclarecimento à população sobre os riscos das ligações clandestinas, prevenção e conscientização sobre o uso seguro e consciente da energia. Desde 2004, mais de 3 milhões de pessoas de 1.700 comunidades de baixa renda já foram beneficiadas.

Cerimônia de premiação
O evento ocorreu na quinta-feira (30/11), em São Paulo. Marcos Mesquita, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Eletropaulo, e Solange Mello, gerente de Gestão de Baixa Renda, representaram a empresa no evento.

Para Marcos, o prêmio vem para reforçar o compromisso da companhia em oferecer energia elétrica de qualidade, de forma segura e sustentável. “Essa premiação tem um valor especial, pois significa que fizemos a diferença, promovendo a cidadania e trazendo mais qualidade de vida à população de baixa renda”, comemora o executivo.

Já Solange reforça a sua satisfação com os resultados do programa. “Muita emoção e, após anos de esforços, me sinto cada dia mais orgulhosa desse projeto, na qual trabalho desde 2004, trazendo melhorias para as pessoas e transformando vidas. Isso é reconhecimento”.

O processo de seleção
A escolha do case vencedor foi baseada em quatro critérios fundamentais: inovação; gestão de riscos, eficiência operacional, e reputação e relacionamento.

Por meio desses pilares, a equipe julgadora escolheu a iniciativa mais inovadora de sustentabilidade empresarial que gerasse valor socioambiental e que, ao mesmo tempo, potencializasse os negócios da empresa, contribuindo para aumentar a eficiência operacional, reputação e relacionamento com seus públicos de interesse, bem como reduzir os riscos associados.

Sobre o EOY
Lançado nos Estados Unidos em 1986, o programa EY World Entrepreneur Of The Year™ alcança hoje 60 países e mais de 145 cidades em todo o mundo e, ao longo de sua existência, já homenageou mais de 2.500 empreendedores. O Empreendedor do Ano é realizado anualmente pela EY com o intuito de enaltecer e reconhecer empreendedores inovadores e de sucesso. ​

Marcos e Solange.png
Marcos Mesquita, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, e Solange Mello, gerente de Gestão de Baixa Renda da Eletropaulo.