Mulheres Eletrizantes

​​Eles​ contribuem para iluminar, diariamente, a vida de todos nós, brasileiros. Para usufruirmos de todo o conforto e bem-estar que a energia elétrica oferece, precisamos contar com o precioso trabalho dos eletricistas.

Esses profissionais cuidam das instalações elétricas nas residências, indústrias, hospitais, escolas e comércios, além de garantir o funcionamento correto dos aparelhos elétricos e eletrônicos. Tudo isso para manter a vida de milhões de pessoas pulsando e a pleno vapor. Atuando nas ruas e em contato direto com os clientes, os eletricistas da AES Eletropaulo​ vão além das atividades técnicas e operacionais, e prestam um importante serviço de orientação à população, alertando para o uso seguro e consciente da energia elétrica.

Embora o ramo seja tradicionalmente masculino, atualmente podemos encontrar mulheres realizando este importante trabalho. Marly dos Anjos Siqueira é uma delas! ​Também casada com um eletricista, Marly, 40 anos, concilia a vida de mãe com uma profissão que surpreende as pessoas pelo fato de ser mulher. “A sociedade acha interessante meu trabalho, sou bem tratada e passo minha dedicação adiante”, afirmou a eletricista.

Ela atua na profissão há cerca de quatro anos. Começou fazendo um curso de capacitação para mulheres eletricistas e não parou mais. Atualmente, executa serviços de corte e religa de energia. As atividades são realizadas em duplas, que podem ser mistas ou de mulheres. “O ambiente de trabalho é um lugar diverso. Por isso, o lugar da mulher é onde ela quiser!”, orgulha-se.

Formação de eletricistas
Trabalham, na AES Eletropaulo, mais de dois mil eletricistas próprios. Em média, são 320 horas de capacitação para cada profissional, sem contar as reciclage​ns. Só neste ano, de janeiro a setembro, foram ministradas mais de 450 mil horas de treinamento, com 327 turmas formadas, totalizado 932 eletricistas que finalizaram os cursos teóricos e práticos da companhia.
Eletricista.png
Marly dos Anjos Siqueira, eletricista da AES Eletropaulo.