Notícias

Mensuração da sustentabilidade

Vale a pena investir em sustentabilidade? A pergunta, que é muito comum entre executivos, fica mais fácil de ser respondida a partir de agora. O GVCes (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas), em parceria com a organização alemã GIZ, lança a iniciativa Sustainability Return on Investment, que busca capacitar empresas para calcular o retorno financeiro de seus projetos de sustentabilidade. 

Sete companhias brasileiras participaram do projeto-piloto. Entre elas, a AES. “São empresas pioneiras, que entendem a importância de promover a convergência entre os temas Finanças e Sustentabilidade em seu planejamento estratégico e aceitaram o desafio de mensurar o valor de suas iniciativas socioambientais, a fim de contribuir para o avanço desse debate”, disse Annelise Vendramini, coordenadora do programa Finanças Sustentáveis do GVCes. 

Os resultados da iniciativa foram apresentados em evento em São Paulo, na FGV, que contou com a participação de cerca de 300 interessados. A AES foi destaque com case da AES Eletropaulo sobre o uso eficiente de água em suas bases operacionais.   

“O grande diferencial desse case é que a AES desenvolveu uma ferramenta de risco capaz de mensurar os retornos financeiros da iniciativa em diferentes cenários, a depender do montante de dinheiro investido e também da tarifa do serviço de abastecimento de água”, destacou Paula Peirão, pesquisadora do GVCes. Ela completou: “Trata-se de uma ferramenta com grande potencial de replicabilidade em todas as empresas da AES e, também, em outros processos, como uso eficiente de energia”. 

Rafael Agostini, gerente de Análise de Investimentos da AES, representou a companhia no evento. “O levantamento de dados para esse tipo de iniciativa ainda é um desafio para todas as empresas, mas a AES tem a vantagem de já ter a meta de uso eficiente de água dentro de seu Planejamento Estratégico Sustentável, o que facilitou o processo”, pontuou Agostini. “Ter a sustentabilidade alinhada com a estratégia do negócio é o primeiro passo, que já demos”, falou à plateia.

No primeiro semestre de 2016, o GVCes e a GIZ lançarão publicação com os cases detalhados das sete empresas que participam da Sustainability Return on Investment.​
© Copyright 2018 Eletropaulo - Todos os direitos reservados