Inovação nas cidades inteligentes

Como as cidades inteligentes podem ter serviços essenciais de ponta? Este tema conduziu as discussões da Latin America Utility Week 2016, que aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo. O evento acontece há 14 anos e reúne as principais empresas do setor, que abordaram as inovações e oportunidades para as utilities.

E como a inovação está cada vez mais presente no dia a dia das nossas empresas, não poderíamos deixar de marcar presença em mais uma edição. Um dos destaques foi o nosso projeto de Smart Grid. Maria Tereza Vellano, Diretora de Planejamento e Engenharia da AES Eletropaulo, destacou como o investimento em tecnologia irá transformar o modelo de distribuição de energia no país e na nossa relação com o cliente.

Já Rodrigo D’Elia, Diretor de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da AES Tietê, participou do painel Tecnologias de Armazenamento de Energia: Cenário e Perspectivas. Ele reforçou o uso de baterias como uma opção para a intermitência do sistema de energia. “Já temos tecnologias disponíveis para suprir essa demanda do mercado. É uma solução que deixa a rede mais resiliente e reduz o custo do sistema elétrico para o consumidor", comentou o executivo.

Ricardo Kahn, Gerente de Inovação da AES Brasil, apontou quais as oportunidades que projetos inovadores podem trazer para o setor de utilities e como essas iniciativas estão inseridas na estratégia das empresas do grupo. “Recentemente, lançamos a AES Brasil Inovação. Nossa plataforma consiste em um convite para os inovadores, a fim de cocriarem conosco as tecnologias e os modelos de negócios que resultarão no futuro do mundo da energia”, afirmou Kahn.

Visita técnica à subestação Juscelino Kubitschek
Nossa agenda também incluiu a visita de participantes do Latin America Utility Week 2016 em uma das mais modernas subestações do país. Na ETD Juscelino Kubitschek, da AES Eletropaulo, localizada no bairro do Itaim Bibi, levamos energia para cerca de 300 mil habitantes da cidade de São Paulo, com 120 megawatts de capacidade instalada.

Os visitantes puderam conhecer de perto como essa subestação possibilita o acesso remoto por meio do Centro de Operação do Sistema da AES Eletropaulo (COS), localizado em Barueri. A unidade foi projetada de acordo com o padrão arquitetônico da região e possui transformadores que ficam isolados em um prédio, com proteção acústica para evitar ruídos.

O Latin America Utility Week 2016 reuniu 2.010 pessoas, 210 congressistas e 45 expositores. O evento já está confirmado para 2017.

Maria Tereza Vellano.png
Maria Tereza Vellano fala sobre Smart Grid.