Era uma vez a energia em SP

Quem descobriu a energia elétrica? Quando ela chegou em São Paulo? Como eram as primeiras lâmpadas domésticas? Como funcionavam os aparelhos elétricos – como rádio, telefone e ferro de passar? A forma como consumimos eletricidade hoje é muito diferente da época de nossos avós? Somos mais “gastões”? Em 2016, a AES Eletropaulo convida adultos e crianças a mergulhar na história da energia.

Completamente gratuita, a exposição Luzes da Cidade apresenta ao público a evolução da energia em São Paulo desde o final do século 19, quando a eletricidade chegou à região, até os dias de hoje.

Totalmente interativa, a mostra conta com uma porção de recursos para entreter o público. Entre eles:
- jogo que apresenta e compara o consumo de energia elétrica em uma casa na década de 70 e atualmente;
- manivela que reproduz o processo de geração de eletricidade a partir de um dínamo;
- vídeo sobre as redes inteligentes (ou smart grids, em inglês);
- e maquete gigante da avenida Paulista, que mostra a região em dois momentos diferentes: na virada do século 19 para o 20 e em 2015.

Curioso para ver tudo isso de pertinho? A exposição Luzes da Cidade é itinerante e ficará aberta ao público no Shopping Light, no Centro de São Paulo, de 3 a 30 de junho. Depois disso, a mostra segue para outros locais de exibição ao longo de 2016.​

Comprometida em promover o desenvolvimento coletivo, a AES Eletropaulo investe regularmente em iniciativas de incentivo à educação, cultura, esporte e saúde, de acordo com as diretrizes de sua Política de Investimento Social Privado e, inclusive, é uma das mantenedoras da Fundação Energia e Saneamento, que desde 1998 pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental em São Paulo.

Fique de olho no nosso site de sustentabilidade​ para ficar por dentro de todas as iniciativas que recebem aporte da empresa!

EXPOSIÇÃO LUZES DA CIDADE
Quando? 3 a 30 de junho
Onde? Shopping Light - Rua Cel. Xavier de Toledo, 23 (Centro, São Paulo)
Que horas? Segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo das 9h às 22h30​