Notícias

Energia para vencer os obstáculos

Nascido na cidade de Bandeirantes, no Paraná, filho de um mecânico e uma zeladora, Edson Luciano cresceu brincando na rua. Já na adolescência, trabalhou como lavador de carros e frentista. Mas foi quando chegou a idade militar que o jovem descobriu o atletismo, modalidade que mudaria sua história de vida. “Com o esporte aprendi que tudo é possível quando se trabalha e acredita naquilo que se faz”, afirma.
 
O atletismo levou Luciano ao topo dos pódios no mundo. Conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999) e Santo Domingo (2003), prata nas Olimpíadas em Atlanta (1996) e bronze em Sidney (2000), além de prata no Campeonato Mundial em Paris (2003) e bronze em Sevilha (1999).
 
Hoje, o atleta dedica boa parte do tempo a uma agenda lotada. Sua palestra Sprint Final - Último Fôlego leva inspiração e motivação a crianças, adolescentes e adultos e é apenas uma das diversas iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento da população patrocinadas pela AES Eletropaulo.
 
Acompanhe abaixo a entrevista com o medalhista:
 
AES Eletropaulo - Como você descreveria a sua trajetória de vida e o momento em que essa história se cruza com o atletismo?
Edson Luciano Ribeiro - Minha infância foi a de um garoto de classe média baixa que cresceu livre, em bairros do município de Bandeirantes, no Norte Velho do Paraná. Em idade militar, conheci o atletismo e através dessa modalidade consegui mudar a história de minha vida. O esporte transforma a realidade das pessoas, dá confiança de vencer nossos medos, superar desafios e realizar todos os seus sonhos.
 
AES Eletropaulo - Você conquistou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) e uma medalha de bronze no revezamento 4x100 metros rasos nas Olimpíadas de Atlanta (1996), entre tantas outras vitórias. Qual o principal ensinamento que esta experiência trouxe para você?
Edson Luciano Ribeiro - O esporte me ensinou que tudo é possível, quando se trabalha e acredita naquilo que se faz. Esse é o exemplo que eu tento passar para os jovens que estão começando a carreira no atletismo: ter fé, dedicação e persistência. E isso vale pra tudo, do lado profissional ao pessoal, esforço e perseverança fazem toda a diferença em relação a como será a sua trajetória de vida.
 
AES Eletropaulo - Após essa longa jornada, você diria que existe uma receita para o sucesso?
Edson Luciano Ribeiro - Acredito que não existe uma receita para o sucesso. Temos que trabalhar muito. É como em uma competição. Precisamos buscar sempre condições melhores até a vitória, como se fosse o primeiro lugar do pódio ou a medalha de ouro em uma olimpíada. Ter atitude e fé, em busca de uma vida melhor e “desse sucesso” tão sonhado.
 
AES Eletropaulo - Hoje, você leva motivação a jovens e adultos com a Palestra Sprint Final - Último Fôlego. Que mensagem você procura passar com essa iniciativa?
Edson Luciano Ribeiro - Quero levar um pouco de esperança, tentar mostrar que, às vezes, a grama tão desejada do vizinho pode ser artificial. E que a vida, mesmo não vindo com um grande laço de fita, é um presente de Deus. Tento mostrar que é possível alcançar seus objetivos, porque aconteceu com um garoto pobre do Norte Velho do Paraná, que mudou a história de sua vida usando uma ferramenta disponível a todos. Na verdade, além do esporte, a cultura e a educação também são uma ferramenta de transformação. Cada um à sua maneira, claro, dentro de um movimento do bem, deve e pode mudar o rumo de sua vida para melhor.
 
AES Eletropaulo - Como as pessoas podem utilizar a técnica Sprint Final no dia a dia, para alcançar seus objetivos?
Edson Luciano Ribeiro - Acreditando que cada dia é uma grande chance de mudar aquilo que não lhe agrada. Tendo a noção de que, às vezes, mesmo com muito treinamento e determinação, a medalha não vem. E entender que isso faz parte da vida, faz parte do jogo. Ninguém é culpado, temos que lutar com o que temos. Repito: uma luta do bem, um movimento do bem e para o bem. Continuar nessa batalha, vivendo um dia de cada vez, buscando, projetando e se preparando para o momento do Sprint Final. Se programando para, no momento certo, tomar o “Último Fôlego” na busca pelos seus objetivos.
 
AES Eletropaulo - Você tem um lema de vida?
Edson Luciano Ribeiro - Sempre é possível melhorar no que se faz. A vida e o tempo nos ensinam que há sempre espaço para aprender e todos têm ao menos uma lição para ensinar.
© Copyright 2018 Eletropaulo - Todos os direitos reservados