ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual da AES Eletropaulo

O Reajuste Tarifário Anual da AES Eletropaulo, definido ontem, dia 28/06, em reunião de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foi de - 1,29%, composto por reajuste econômico de -3,48% e componente financeiro de +2,19%.

Descontado o componente financeiro considerado no último processo tarifário, o efeito médio para os clientes da distribuidora será de -8,10%. A redução varia de acordo com o nível de tensão, sendo de -9,74% para alta tensão, como a indústria, e -7,30% para baixa tensão, como as residências.

Clique aqui e acesse o gráfico (clientes residenciais);

Clique aqui e acesse o gráfico (clientes média e alta tensão).

O Reajuste entrará em vigor a partir de segunda-feira (4), mas o efeito para os clientes será sentido 100% a partir do faturamento de agosto. A redução dos encargos setoriais, do valor de compra da energia, com o desligamento das térmicas, e do dólar foi a maior responsável pelo impacto na diminuição da tarifa.

Sobre o Reajuste Tarifário Anual

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é a entidade federal responsável por regular e fiscalizar os serviços de energia elétrica, bem como por fixar o valor da tarifa para todas as concessionárias de distribuição de energia do Brasil. Há duas formas adotadas pela ANEEL para alterar as tarifas, por reajustes tarifários anuais ou revisões tarifárias, que acontecem a cada quatro anos.​​