A energia que move o trabalho dos leituristas

​Hoje, 20 de julho, Dia do Leiturista, queremos ressaltar a importância desses profissionais que vão às ruas, diariamente, fazer as medições de contas de luz dos clientes, faça chuva ou faça sol.

​​

Na AES Eletropaulo, os mais de 1.300 leituristas visitam, todos os dias, residências, prédios, indústrias e centros comerciais. Uma profissão que exige, principalmente, muita disposição, comprometimento e respeito com o cliente.

História de uma leiturista
Jaimara Gomes, 29 anos, é leiturista da AES Eletropaulo desde 2010. Ela faz parte do quadro de 60 mulheres que atuam nessa atividade na empresa. Percorre, diariamente, cerca de quatro quilômetros nas cidades de Osasco e Carapicuíba, para medir as contas de energia dos clientes. São, em média, 400 leituras por dia e oito mil por mês.

Não existem portões fechados, sol forte ou tempestades que a façam parar. Porém, o principal desafio enfrentado na profissão, segundo a leiturista, é o cuidado com os cães bravos no momento da medição. “Quando comecei, fiz um treinamento com a equipe do canil da Polícia Militar para aprender como agir, caso um cachorro me atacasse. Esse é, sem dúvida, o maior desafio do meu trabalho”, brinca.

Jaimara enxerga nos elogios dos clientes um importante reconhecimento do seu trabalho. “Como o nosso trabalho é nas ruas, fazemos contato com diversos tipos de pessoas, de diferentes classes sociais. Aprendo muito nessa interação que tenho com os clientes”, ressalta a profissional.

Como principais aprendizados, Jaimara destaca o conhecimento que adquire com seus colegas de trabalho e com os clientes. “Meu atendimento vai além de explicar aos clientes o cálculo e os tributos da fatura. Também passo dicas de consumo consciente de energia elétrica e alerto sobre os cuidados com a segurança”.

Jaimara está finalizando o curso técnico em Publicidade. Para seu trabalho de conclusão de curso (TCC), escolheu a profissão de leiturista como tema. Está produzindo uma revista na qual ela conta a história dos leituristas no Brasil e na AES Eletropaulo. Fez diversas entrevistas com os leituristas da companhia e com os gestores da área. “Escolhi esse tema para o meu projeto, pelo fato de gostar muito do que faço e para mostrar às pessoas o quanto essa profissão pode ser gratificante, tanto pelo lado profissional quanto pelo pessoal. Para mim, o trabalho de leiturista é uma valiosa experiência social.”

Benefícios para os clientes e o meio ambiente
Desde 2016, temos investido em novas tecnologias para agilizar esse serviço. Uma delas, que já está disponível para todos os nossos clientes, é o sistema on-site billing, em que a fatura é entregue ao cliente no momento da leitura.

Essa solução resultou em uma grande redução no volume de papel utilizado. Além disso, como o leiturista faz a medição de energia e já entrega a conta, há a redução de CO2, uma vez que o transporte desses colaboradores foi otimizado. O sistema promove, ainda, a redução de custos e maior agilidade na disponibilização da fatura ao cliente. Ou seja, é uma solução mais rápida, eficiente e sustentável, na qual todos ganham.

Outro benefício para o meio ambiente e para os clientes é o envio das contas por e-mail. Se você quiser se cadastrar, basta acessar a Agência Virtual, fornecer seu CPF e o número da sua instalação.
Jaimara 1.jpg
Jaimara Gomes, leiturista da AES Eletropaulo